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Aproximação Família & Escola

Percebemos que hoje há um movimento da escola em busca da parceria com os pais dos alunos, o que já não era sem tempo, pois existem pesquisas que nos mostram claramente que o envolvimento dos pais na vida escolar do aluno produz melhorias nos resultados da aprendizagem.
Se observarmos os alunos que têm sucesso na vida escolar, vamos ter como um dado preponderante a participação e o envolvimento dos pais em todas as etapas da sua vida escolar, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até chegar ao Ensino Médio, principalmente na mudança de um ciclo para o outro.
A comunicação dos pais com a escola nestes momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o aluno se adapte às mudanças com mais facilidade e rapidez, sentindo-se mais seguro proporcionalmente ao envolvimento da família com a escola.
Conforme os ciclos escolares vão mudando, o aluno vai se aproximando cada vez mais da adolescência e começando a se afastar do ambiente familiar.
O aluno passa, então, a criar vínculos e a identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de construir barreiras para se proteger.
Neste momento, é de extrema importância que a comunicação e a confiança entre escola e família sejam coordenadas, pois só assim este aluno passará por esta fase de uma forma mais tranquila.
Isso fará com que ele se concentre mais em seus estudos, tendo o mínimo possível de interferência das inseguranças que o cercam.
Iniciativas da escola em busca da construção do respeito e da confiança entre os profissionais da escola, a família e a comunidade são ferramentas eficazes na criação de relações sustentáveis de suporte à aprendizagem dos alunos.
Uma pesquisa da UNESCO sobre experiências de Interação Família e Escola constatou que os três efeitos mais importantes da aproximação com as famílias nas experiências constatadas foram:
- A incorporação das aprendizagens obtidas no contato com as famílias dos alunos, de modo a reorganizar práticas de gestão e pedagógicas.
- A ampliação da participação das famílias na vida escolar dos alunos e na relação com os agentes escolares.
- A articulação de programas e instituições para ajudar a escola a apoiar os alunos em situação mais vulnerável.
A vida familiar e a vida escolar são simultâneas e complementares para a construção do indivíduo e não há como separá-las ou ignorar uma ou outra.
É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no dia a dia, sem se culparem pelos fracassos obtidos no caminho, mas, sim, compreendendo as dificuldades que cada um enfrenta na resolução dos problemas tanto familiares quanto escolares.
Fonte:Planeta Educação

Trabalho dos alunos do 3ºAno A Matutino


PROJETO MALEFÍCIOS DO DESCARTE INDEVIDO DO ÓLEO DE COZINHA USADO



O descarte do óleo de cozinha usado, causando danos à fauna aquática e a flora, contribuindo para enchentes e/ou soltando gás metano que agrava o efeito estufa.Visando a sustentabilidade do meio ambiente e considerando o papel da escola junto aos alunos e à comunidade, abordaremos especificamente a questão do descarte do óleo de cozinha usado e como é prejudicial quando descartado inapropriadamente.
O óleo de cozinha é uma substância que não se mistura com a água por ser insolúvel, tendo na sua constituição química triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos (gordura em estado sólido).Dessa forma, o presente projeto conscientizará sobre os malefícios que o óleo de cozinha usado provoca quando lançado na natureza sem nenhum cuidado.

Leia o Projeto...

Ontem na História:25 de abril de 1990: O jazz perde Dexter Gordon

O saxofonista Dexter Gordon, 67 anos, morreu no início da madrugada num hospital da Filadélfia, vítima de complicações renais. O músico sofria de câncer na laringe e seguia, desde a sua descoberta, um ano antes, em tratamento médico.
O grande público talvez se lembre dele pelo papel do saxofonista expatriado que quase lhe deu um Oscar por Round Midnight (1986), filme em que o francês Bertrand Tavernier homenageia os jazzmen americanos que em certa época viveram em Paris. Mas para os fãs do jazz, Dexter Gordon foi muito mais que isso: um músico que, tendo assimilado toda sorte de influências nos tempos do bebop, acabou se transformando numa das mais originais e influentes vozes instrumentais de toda música americana.

Nascido em Los Angeles, em 27 de fevereiro de 1923, desde menino, o jazz era o que de mais importante Dexter tinha na vida. Talvez por isso, tenha sido uma personalidade tão fascinante quanto a sua música. Na rua em que passou toda a infância, só se ouvia jazz. Logo começou a tocar gaita, clarinente, e aprendeu harmonia e teoria musicais. Nos anos 30, foi a vez de descobrir o sax, e ser descoberto por Lionel Hampton. De ouvidos atentos, Dexter percorreria os anos seguintes ligado no bebop, do qual seria o maior tenor. E não se tardaria a envederar um caminho original, transformando-se em uma das principais atrações das noites de Nova York.
Mas a partir dos anos 50, como tantos músicos de jazz, passou a viver tempos difíceis. As oportunidades reduziram-se a olhos vistos e a indústria musical não se mostrava interessada em gravá-lo. O próprio bebop, que lhe parecia definitivo, acabou cedendo vez ao cool. E Dexter sentiu-se fraco demais para entrar na briga. Foram tempos de sérios problemas com as drogas, com a polícia e o público. Por pouco, não chegou ao fim da linha.
E ao invés de continuar a assistir à sua e a agonia do jazz norte americano, Dexter fez como muitos outros músicos, que correram para a Europa em busca da sobrevivência. Foi na Dinamarca que recuperou fôlego, e onde permaneceu até 1977, quando voltou para os EUA para retomar seu lugar na linha de frente do jazz. Durante esse período na Europa, ele viajou muito, fez inúmeros espetáculos e gravou para selos europeus. Merecido retorno para o artista e seus admiradores.



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Apoio Pedagógico inscreve para turmas de Informática


As inscrições para as turmas de Informática do Programa Apoio Pedagógico da COAE/UFGD (Coordenadoria de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Grande Dourados) serão realizadas entre os dias 23 e 30 de abril de 2011, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na COAE/UFGD, localizada na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). As inscrições também podem ser feitas diretamente com os Monitores Pedagógicos, no horário do desenvolvimento das atividades, no referido período de inscrições.
As inscrições serão limitadas a quantidade de alunos por turma e disponibilidade de horários. Sendo assim, as mesmas serão efetivadas de acordo com a ordem de chegada dos estudantes interessados.

Reivindicações da Escola Vilmar Vieria Matos é atendida pela Prefeitura de Dourados-MS

Na manhã deste dia 18 de abril esteve na escola com assessoria e vereadores o Prefeito de Dourados Murilo Zauith ,para atender as reivindicações da comunidade escolar,entre elas a  construção do estacionamento e guia rebaixada na rua Italívio de Souza Pael (fundos da escola),entre as Ruas Cafelândia e Adelina Rigotti,melhoria na iluminação pública  e a  construção de calçamento  para a prática de ginástica  neste mesmo local.



Reunião extraordinária do Clube do Professor








Teoria atômica para a 1º Fase

Fotos da Reunião Grupo de docentes do ProEMI-PJF





Saúde na Escola atende alunos da Escola Vilmar Vieira Matos