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V - JIV Jogos Internos do Vilmar

 O V-JIV tem com objetivo integrar os alunos e o corpo docente, incentivando a prática do esporte como instrumento de inclusão social e contribuir  na formação integral do estudante como ser social e participante, além de revelar talentos esportivos na escola. Esta atividade constitui-se em ação da Escola e que consta do plano de ação do ProEMI-PJF/2012...

Sexta da Cultura:Paralamas do Sucesso - Lanterna dos Afogados

Professora da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos faz curso em Genebra na Suíça,no maior laboratório de Física do mundo.

A Professora ROSEMEIRE APARECIDA NUNES OLIVEIRA foi selecionada, pela Sociedade Brasileira de Física com fomento da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, para participar de escola de Formação de Professores do Centro Europeu de Pesquisa Nucleares para realizar curso de aperfeiçoamento sobre conteúdos de Física Moderna: Física de Partículas e cosmologia nas dependências de CERN, Genebra na Suíça. Veja suas participações em alguns trabalhos:
  • por participar como supervisora do PIBID;
  • por participar das Olimpiadas de Física;
  • por vários projeto que trabalhei e trabalho como - PJF;
  • artigo  na pós-graduação: em Ensino de Ciências - UEMS - " A Sala de Aula de Física: Ludicidade e Dialogo"



CONHEÇA UM POUCO DA ESCOLA DO CERN:
 
O QUE É A ESCOLA DO CERN
Escola de Física CERN 2012

Responsável pela Escola de Física CERN 2012
Sociedade Brasileira de Física
Assunto: Participação de professores brasileiros na Escola de Física no CERN, em Genebra
O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).
Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.
No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2012.
Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros do CBPF e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, foi aberta, como uma ampliação da
cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa deste ano, que acontecerá no período de 26 a 31 de agosto de 2012, ao lado de cerca de 50 professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos.
Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar para o CERN, vinte professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes particular, municipal, estadual e federal de ensino. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, com o apoio do CBPF e com recursos oriundos da CAPES. 
http://amortedofoton.wordpress.com/2012/05/14/escola-de-fisica-em-lingua-portuguesa-no-cern-para-professores-do-ensino-medio/http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=387%3Aescola-de-fisica-cern-2012&catid=50&Itemid=276
Saída do Brasil está prevista para o dia 22 de agosto (4a. feira), chegada em Lisboa no dia 23 (quinta) e embarque para Genebra no dia 25 (sábado).
 O curso no CERN  começa no dia 26 (domingo) e termina no dia 31/8. A partida de retorno ao Brasil está prevista para o dia 1o. (sábado).
Em Lisboa, em princípio, está prevista uma visita às instalações do Laboratório do LIP e reunião com professores portugueses que também estarão no CERN.

Hoje na História: 08 de agosto 1945 - Bomba atômica arrasa Nagasaki

Os Estados Unidos lançaram outra bomba atômica contra o Japão, desta vez sobre a cidade de Nagasaki. O poder de destruição do cogumelo atômico já tinha sido apresentado ao mundo três dias antes, quando a cidade de Hiroshima foi literalmente riscada do mapa. Agora era a vez de Nagasaki experimentar o fulminante efeito de um bombardeio nuclear. O segundo ataque contra o Japão teve por finalidade aniquilar a cidade, estrategicamente reconhecida como a principal base militar nipônica. Diante da impotência em resistir às investidas americanas, restou ao Japão contabilizar seus milhares de mortos, feridos e desaparecidos. A atrocidade foi criticada pela opinião pública e tida como uma ação desnecessária contra a população civil japonesa. O governo americano defendeu-se, alegando tratar-se da forma mais rápida de encerrar a Segunda Guerra. De fato, em poucos dias o Japão assinaria a capitulação, aceitando a derrota e as condições de paz impostas pelos aliados. Mas as seqüelas dos ataques se manteriam por gerações, registradas em milhares de novas mortes por contaminação radioativa.
Além do interesse militar, a escolha de Hiroshima e Nagasaki teve um sentido político-econômico. Detentoras de grandes parques industriais, seriam uma ameaça aos planos americanos de liderar e financiar a reconstrução do mundo.

EUA decidem o futuro do mundo
Pela forma como transcorriam os acontecimentos da Segunda Guerra no início de agosto de 1945, a vitória americana no Pacífico estava assegurada. Era apenas uma questão tempo até a rendição japonesa. Por ordem do Presidente Harry Truman, o fim do conflito foi precipitado. Os dois bombardeios atômicos no Japão, num intervalo de pouco mais de 72h, mostraram ao mundo o efeito devastador de uma guerra atômica. E comprovaram a todas as nações o grau de ousadia a que estava disposta a potência americana na disputa pela hegemonia mundial. 
Veja mais no São Tantas Histórias...

Hoje na História:02 de agosto de 1936 - Começam os Jogos Olímpicos de Berlim

"A Alemanha toda se engalana com a celebração das Olimpíadas em sua esplendida e formosa Capital". 
Jornal do Brasil
A derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), de onde saiu economicamente falida, geograficamente sucateada, militarmente desmoralizada e diplomaticamente menosprezada, fez com que a Alemanha vislumbrasse um novo horizonte, inspirada nos ideais nazistas, pelo resgate do orgulho nacional devastado.
Sob a administração do Chanceler Hitler, um hábil e determinado líder em ascensão, dono de talento raro e explosivo, orador capaz de inflamar as multidões, a Alemanha que sediou os Jogos Olímpicos de 1936 era um país em franca revitalização, quando seus maiores desafetos eram consumidos por uma brutal depressão econômica. O trabalho de reestruturação nacional nos diversos setores da vida pública e privada do país, orquestrado pelo chanceler em tão curto espaço de tempo foi o principal propulsor de seu sucesso. Prova disso, foram o envolvimento popular durante os preparativos do evento, o recorde de público presente nas competições e sua obediência coreografada. Para o füehrer, em particular, sediar os jogos, receber os convidados estrangeiros e atrair as atenções de todo o mundo ( pela primeira vez, os jogos seriam transmitidos pela tv!) era a oportunidade ideal para colocar em prática a teoria fundamental de seu discurso anti-semita, em defesa do a supremacia da raça ariana. A alta performance de seus atletas seria um importante passo para a hegemonia alemã.

Veja mais no São tantas histórias...

Escolas estaduais promovem encontro de Agentes Jovens do Projeto Jovem de Futuro

As escolas estaduais Presidente Tancredo Neves e Vilmar Vieira Matos, de Dourados; EE 26 de Agosto e EE Maestro Frederico Liebermann, de Campo Grande; EE 13 de Maio, de Deodápolis, promoveram o 1º Encontro de agentes jovens do Projeto Jovem de Futuro. Os Agentes Jovens são selecionados por professores e coordenadores pedagógicos entre estudantes que se destacam por sua capacidade natural de liderança, carisma e desenvoltura junto aos diferentes grupos da escola. Os Agentes Jovens são encarregados de mobilizar a participação dos colegas nas atividades ligadas ao Projeto Jovem de Futuro. Eles são especialmente decisivos para identificar e motivar estudantes em situações de risco de evasão.
Fonte:  SED/MS