Páginas

Dicas para a sua redação com a Profª Sonia Fernandes


 
                                                             Profª Sonia Fernandes
- Não fique enrolando o assunto, pois mostrará claramente que você não domina o assunto pedido. Os “achismos” são proibidos;
- Ser claro e objetivo é o que faz da sua redação tirar uma boa nota;
- Evite utilizar frases longas ou muitos curtas;
- Não fuja do tema dado. Isso pode descontar muitos pontos da sua redação;
- As expressões que são muito tradicionais (senso comum) ficaram ultrapassadas. Evite as; (“Se cada um fizer sua parte o mundo será melhor” ou “É preciso que as pessoas se conscientizem”)
- Nunca utilize a sua religião como argumento. Caso o assunto discutido seja sobre religião veja todos como um todo, e não somente a sua;
- Evite gírias, termos e estrangeirismos não incorporados ao português;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;
- Escrever difícil. Às vezes o vocabulário rebuscado e o excesso de palavras difíceis podem prejudicar o texto se não souber empregá-las de forma coerente;
- O estudante deve citar algo apenas quando tiver certeza da fonte.
Tema: A pena de morte: contra ou a favor?

a) contra, não resolve.

b) 1. direito à vida -- religião
      2. outros países -- EUA
      3. erro judiciário
     4. classes baixas
     5. tradição.

c) ineficaz: solução: erradicação da pobreza.
Feito o esquema, é segui-lo passo a passo, transformando as palavras em frases, dando forma à redação. No exemplo dado, na introdução você se declararia contrário (a) à pena de morte porque ela não resolve o problema do crescente aumento da criminalidade no país.
No desenvolvimento, você utilizaria os argumentos de que todas as pessoas têm direito à vida, consagrado pelas religiões; de que nos países em que ela existe, citando os Estados Unidos como exemplo, não fez baixar a criminalidade; de que sempre é possível haver um erro judicial que leve a matar um inocente; de que, no caso brasileiro, ela seria aplicada somente às classes mais baixas; que não podem pagar bons advogados; e, finalmente, de que a tradição jurídica brasileira consagra o direito à vida e repudia a pena de morte.
Como conclusão, retomaria a tese insistindo na ineficácia desse tipo de pena e indicando outras soluções para resolver o problema da criminalidade, como a erradicação da miséria.
Sugestões de como iniciar a conclusão de uma dissertação
·         Dessa forma,...
·         Sendo assim,...
·         Em vista dos argumentos apresentados,...
·         Em virtude do que foi mencionado,...
·         Assim,...
·         Levando-se em conta o que foi observado,...
·         Por todas estas ideias apresentadas,...
·         Tendo em vista os aspectos observados,...
·         Por tudo isso,...
·         Dado o exposto,...
·         Em vista do que foi observado,...

Hoje na História - 19 de outubro de 1960: EUA impõe embargo comercial parcial à Cuba

A crise política entre os Estados Unidos e Cuba agravou-se substancialmente em 1960, quando o presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower determinou um bloqueio comercial parcial à Cuba.Através do embargo, o governo dos EUA proibiu todas as exportações de mercadorias para Cuba, mesmo através de outros países, com a única exceção de alguns poucos produtos medicinais e alimentícios. O Departamento de Comércio chegou a modificar os regulamentos de exportação para evitar que produtos americanos fossem enviados à Cuba por particulares, instituindo multas de até 10 mil dólares e penas que iam até 10 anos de prisão para quem os infrigissem.
Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que as medidas “não representavam uma represália econômica contra Castro” e sim “uma ação para os comerciantes norte-americanos prejudicados pelas discriminações de Castro contra as exportações americanas”.
Em reação contra as medidas implementadas pelos EUA, o embaixador de Cuba na Organização dos Estados Americanos, Carlos Lechuga, afirmou que o governo norte-americano violou pela segunda vez a Carta da Organização, que proibia aos Estados membros imporem isoladamente sanções econômicas contra qualquer país americano. Já Fidel Castro, em comunicado à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, informou que “esperava para os próximos dias” uma invasão dos EUA à seu país, acentuando que possuía informações fidedignas nesse sentido e citando como indício da invasão a recomendação do Departamento de Estado para que os cidadãos norte-americanos abandonassem a ilha.

Inimizade antiga
O conflito diplomático entre EUA e Cuba remonta ao início do século XX e teve seu ápice durante a Guerra Fria. Após Cuba tornar-se independente da colonização espanhola, em 1898, com a ajuda dos EUA, a ilha permaneceu sob a influência norte-americana, por meio da emenda Platt, que permitia aos EUA intervir em qualquer assunto interno do país. Em 1959, Fidel Castro toma o poder em Cuba, sufoca uma tentativa de golpe financiada pelos EUA em 1961 e aproxima-se da comunista URSS, o que sela a inimizade entre Cuba e os EUA. Ainda hoje Cuba sofre um bloqueio econômico imposto pelos EUA, num dos mais duradouros embargos da história contemporânea.

Veja mais no São tanta Histórias...

Hoje na Histórias:04 de outubro 1957 - É lançado o Sputnik I


A União Soviética surpreendeu o mundo lançando o primeiro satélite artificial, oSputnik I: uma pequena esfera de metal, de aproximadamente 80 kg e 50 cm de diâmetro, com 4 antenas transmissoras de rádio.
Segundo nota da Agência oficial soviética TASS, o programa espacial, voltado para testes e pesquisas, tinha finalidade estritamente científica.
A ousada missão foi recebida com suspeitas no Ocidente. Os americanos questionaram o verdadeiro motivo das investidas soviéticas ao espaço. Temiam tratar-se não apenas de um exercício de espionagem, como do início de um sagaz plano de predomínio militar.
O Sputnik I orbitava a Terra a uma altura de 200km sobre o nível do mar, e fazia uma volta completa a cada 90 minutos. Ele permaneceu em órbita durante 92 dias até retornar à Terra, em 4 de janeiro do ano seguinte.Esse projeto destacou a supremacia soviética, comprovando seu conhecimento no campo da tecnologia aeroespacial e sua capacidade de ação em futuros confrontos militares. E fez com que os americanos acelerassem seus esforços para também lançarem-se ao espaço.Assim, a Guerra Fria atingiu dimensões estelares.
Saiba mais no São Tantas Histórias...

AULA INAUGURAL DO TÉCNICO EM INFORMÁTICA








A EE Vilmar Vieira Matos realizou no dia 02/10/2012 uma aula inaugural com a participação de trinta alunos do Técnico em Informática – Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação – Educação Profissional Técnica de nível médio. Nesta data os alunos foram recebidos pela Equipe Gestora da escola.  Os alunos assistiram ao Vídeo Motivacional “O Melhor de 2012!”, tomaram conhecimento da estrutura do curso. A aula contou com uma palestra sobre experiência empreendedora com Thiago Evertton Pereira Jorge, funcionário da empresa Silenus Consultoria e Assessoria em Informática, e de um depoimento feito pelo profissional Reissoli Venâncio da Silva Júnior.

Por: Maura Ferreira Alves

Peça já o seu kit GRÁTIS com 3 livros



Faça o cadastro no site e receba em casa os títulos:
O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado
Poesia na varanda
Lino
 Clik aqui para receber os livros...

Grupo Gestor do ProEMI/PJF participa do 3º Encontro de Gestores





No período de 24 a 26 de setembro do corrente ano o Grupo Gestor do ProEMI/PJF da EE Vilmar Vieira Matos, representados pelos educadores: Odália Amaro Dorneles-Diretora; Maura Ferreira Alves-Coordenadora do ProEMI/PJF e Oslon Estigarribia Paes de Barros-Professor, participaram do 3º Encontro de Gestores promovido pela Secretaria de Estado de Educação de MS. O tema do Encontro foi “Conflito e Negociação”. Uma discussão importante para este tema refere-se ao Programa da Cultura de paz, concebido pelas Nações Unidas e sistematizado pela UNESCO, que se traduz em milhares de ações que contribuem na construção de um mundo mais justo, compassivo, sustentável e equânime para todos que nele vivem. Nas atividades de grupo foram debatidos assuntos relacionados com o enfrentamento positivo do conflito; mediação e conflito e oportunidade.