Páginas

Artigo Científico sobre a Prática Pedagógica em Matemática: Professor Alcides Eiki Mizobuchi.

O interesse em compartilharmos as experiências professor Alcides Eiki Mizobuchi justifica-se pelo fato deste,apresentar uma prática pedagógica diferenciada daquela que normalmente está presente nas salas de aula. A oportunidade do contato com o professor em questão ocorreu por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O trabalho pauta-se em uma metodologia qualitativa.
O estudo evidenciou que é possível desenvolver um trabalho docente diferenciado. Destacamos três pontos relacionados a esse trabalho: 1) As normas do professor; 2) A maneira como o professor apresenta um novo conteúdo e; 3) A forma de avaliação, em que o aluno é um sujeito ativo no referido processo. Percebeu-se, ainda, que há um compromisso do professor em relação ao processo ensino/aprendizagem.


Enem divulga correção da redação

Foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco
 partir desta quarta-feira (6), os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 terão acesso à correção das redações. O estudante deverá acessar o site do Enem com o CPF ou o número de inscrição e a senha. As correções terão apenas finalidade pedagógica, ou seja, não serão passíveis de recurso. Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. Os candidatos já tiveram acesso às notas, divulgadas no dia 28 de dezembro do ano passado.
No início do ano, estudantes de todas as regiões do país recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção antes do período de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Casos como o de Thanisa Ferraz de Borba chegaram a ameaçar o cronograma do Sisu que, por decisão da Justiça Federal em Bagé, no Rio Grande do Sul, só poderia encerrar o prazo de inscrição após o julgamento da ação.
No entanto, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, entendendo que o edital do Enem prevê apenas a vista pedagógica e que leva em conta rigorosamente o previsto no TAC (termo de ajustamento de conduta) firmado pelo Ministério da Educação com o Ministério Público Federal.
Da Agência Brasil


Volta às Aulas..

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade". (Albert Einstein)