Páginas

Hoje na História:24 de abril de 1982-Margaret Thatcher ordena preparação britânica para guerra

Depois de enviar um ultimato para que os argentinos se retirassem das ilhas Malvinas, ocupadas desde 2 de abril, a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher ordenou a preparação das tropas britânicas para a guerra.

Antes de começar a batalha, os ingleses sofreram sua primeira baixa. O suboficial Kevin Stuart Casey caiu no mar, após fazer manobras em um helicóptero Sea King.
Em 2 de maio, a Argentina sofreu o seu pior ataque, quando o submarino inglês Conqueror torpedeou o cruzador General Belgrano. O navio adernou e afundou uma hora depois, matando 368 tripulantes. A embarcação estava em águas argentinas e fora da zona de guerra. Parentes das vítimas tentaram processar o governo britânico pelo ato, mas a Corte de Direitos Humanos da Europa recusou a ação no ano 2000.

Em 7 de maio, a Royal Navy estabeleceu uma Zona de Exclusão Total ampliada para até 20 km da costa argentina, dentro da qual qualquer navio que trafegasse sem autorização seria atacado e destruído. Vários navios-patrulha argentinos e outros que tentaram furar o bloqueio foram atingidos ou aprisionados.

No conflito morreram 712 soldados argentinos e 255 ingleses. A Inglaterra gastou 2 bilhões de libras em armas e equipamentos. Foram usados os caças-bombardeiros de última geração enquanto os soldados argentinos não tinham sequer agasalhos adequados para enfrentar o clima hostil das ilhas. As Ilhas Malvinas foram domínio argentino de 1820 até 1833, quando foram ocupadas pelo Reino Unido, que as administra desde então.

A derrota dos militares argentinos
O general Galtieri, chefe da Junta militar, que estava no poder na Argentina desde 1976, lançou mão da invasão das Ilhas Malvinas como último recurso para reaver a popularidade desgastada pelas acusações de violações dos direitos humanos e pela crise econômica. Mas o artifício não deu certo. A rendição argentina acelerou a queda da ditadura. Os militares passaram a ser vistos como aventureiros, que jogaram o país em uma guerra inútil. O general Galtieri foi deposto e, no ano seguinte, foram realizadas eleições livres, com a vitória de Raúl Alfonsín. Na Inglaterra o efeito foi contrário. A primeira-ministra Margaret Thatcher aumentou a sua popularidade e foi reeleita. 
Veja mais no Jblog...