Páginas

Alunos do 4º ano A (professora Lorene) e do 4º ano B ( Rosângela) -vespertino, realizando atividades na STE- jogos educativos conteúdo" plural das palavras"."Ampliando conhecimentos"






Eliminatória Calculando com o PJF/2013. Agradecemos a todos os professores de Matemática e alunos que participaram das eliminatórias na escola e parabenizar os alunos finalistas: Gabriela (1ºA); Juliana (2ºB) e Luis Aurélio (3ºA). O grande vencedor que representará a nossa escola na eliminatória municipal será o aluno Luis Aurélio (3ºA).










V - Festival Internacional Teatro - Dourados aprenta Emanoel Marinho





Professora Fátima em SuperAção: Identificação das árvores


 Caesalpinia echinata
O pau-brasil, também chamado arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga,ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado, é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil, foi a primeira árvore a ser identificada pela Professora Fátima.

Fotos da SuperAção






Agradecimentos: SuperAção 2013

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”
(Guimarães Rosa)

Mestres e aprendizes éramos quase todos nós nos dias 19 e 20/09, data da SuperAção e da Feira de Ciências em nossa escola. Mestres em nossa condição de educadores e aprendizes em relação aos trabalhos/explicações/apresentações realizadas pelos alunos. Foi um sucesso!
Por isso, expressamos nossa gratidão e reconhecimento a todos (professores, alunos, funcionários, pais) que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esse resultado tão positivo fosse alcançado.
Muito obrigada!

A Direção

Grupo Gestor do PJF



Momento literário - Dissertação



   
O ciúme faz parte do comportamento humano, desde crianças, quem mesmo com sua inocência, não se sente ameaçado quando os pais não estão por perto?, até na fase adulta quando o sentimento dá-se por uma defesa.
Esse sentimento, ao ser manifestado, intensamente, altera algumas percepções da realidade, como quando um rapaz sua namorada conversando com outro jovem mais bonito ou inteligente, o natural seria se colocar entre os dois, mas uma inveja misturada ao ciúme pode originar um neurótico constante, pedindo atéprestação de contasda conversa.
Inúmeras vezes, cogitando possibilidades de traição ou de estar sendo evitado, o ciumento tem uma atitude que o faz indesejável, por agir com umcuidadoexagerado, fazendo-o imaginar ser desagradável por natureza, como acontece na obraDom Casmurrode Machado de Assis, Bentinho, personagem principal, se afasta de Capitu, seu grande amor, por neuroses de ciúmes.
Tanto a pessoa enciumada, quanto a que sofre ciúmes fica limitada um tanto de dúvidas e inseguranças. Quando um sentimento é minado de falta de confiança, ambos do relacionamento sentem sua liberdade invadida, uma verdadeira prisão, a perda do sentimento inicial do relacionamento.
Confiar é a base de um relacionamento transparente e verdadeiro, no qual o casal compartilha vontades e pensamentos. Numa relação em que um manda e o outro obedece, um prende e o outro tem que fugir constantemente, esse isolamento sem amor ruma ao fim. O que era algo bom e saudável se transforma em um peso dispensável, o ciúme pode se tornar um transtorno incurável.

CIÚMES: SENTIMENTOS DE INSEGURANÇA E DE POSSE
                                                                                                                 Thalia Vicente dos Santos A
                                                                                                                  Professora Dayane Russo

Momento literário - Resenha



Dom é um filme brasileiro que conta a história de Bento (Marcos Palmeira) cujos pais, apreciadores de Machado de Assis batizou-o com este nome em homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro.
Bento tinha uma amiga de infância, Ana (Maria Fernanda Cândido) a quem chamava de Capitu. Bento e Ana separam-se quando a família de Bento muda-se para São Paulo. Já adulto, Bento reencontra Miguel (Bruno Garcia), um amigo de faculdade. Miguel convida Bento para assistir a entrevistas de algumas atrizes para um vídeo clipe. Acidentalmente Bento então reencontra a sua Capitu e nesse momento renasce um amor de infância. A partir daí, Bento fica fascinado pela beleza da moça, se esquecendo da sua vida real e começa a viver num mundo de fantasias, agindo totalmente por impulso ouvindo somente a voz do coração. Bento resolve terminar seu relacionamento de anos com sua namorada para viver com Capitu.
Os dois se casam vivendo um romance intenso, porém, Bento exigia que Capitu se dedicasse somente para ele e a nova vida. Ana não aceitava tal situação, pois gostava de ser independente e resolve voltar a dançar.
Não demora e Ana engravida. Quando nasce o menino Ana recebe propostas de trabalho e então começam as brigas do casal, pois Bento não admite que a esposa deixe a criança com pessoas estranhas. Bento fica transtornado com a ideia de Ana gravar um filme dirigido por Miguel. Seu ciúme é tamanho que não dispensa absolutamente nenhuma atenção ao menino, parece não nutrir amor pelo filho, e pior, começa a pensar que a criança possa ser do amigo Miguel.
Apesar das constantes brigas com o marido, Ana resolve dar continuidade a sua carreira de atriz, seu grande sonho. Isso deixa Bento ainda mais enlouquecido de ciúmes e ainda mais desconfiado tornando a vida do casal um verdadeiro inferno.
Bento resolve fazer um teste de DNA, ideia que Ana não suporta o que motiva ela a deixá-lo definitivamente. Mãe e filho sofrem um acidente, Ana morre. Bento fica com o filho e resolve enfim assumir o papel de pai, oferecendo um amor que até então não existia.
O grupo, após discussão e análise sobre o enredo do filme, observou que a amizade de Miguel por Bento não era verdadeira, pois há um momento no filme em que Bento pede encarecidamente para que o amigo não convide mais Ana para participações em trabalhos de nenhuma espécie. Miguel, mesmo diante do pedido do amigo incentiva a amiga cada vez mais.
Outro ponto positivamente observado pelo grupo ocorre na cena final em que Bento coloca fogo no exame de DNA sem saber do resultado. Nesse momento, Dom resolve enfim ser pai de seu filho.


Resenha crítica do filme Dom (2003), gênero drama, roteiro e direção de Moacyr Góes.
 
                                                                                                EJA III – Turma A
                                                                                                                        Profª Sonia Fernandes