Páginas

Hoje na História: 27 de março de 1973 - Marlon Brando recusa a Oscar em solidariedade aos índios de Wounded Knee

Quando se anunciou, no Music Center de Los Angeles, que o Oscar de melhor ator tinha sido concedido a Marlon Brando por sua atuação em O Poderoso Chefão, houve um momento tenso de expectativa. Ao invés da robusta silhueta do vencedor, subiu ao palco uma esguia apoache. Apresentou-se aos mestres-de-cerimônias, identificou-se como Sasheen Folha Pequena e recusou o prêmio em nome do laureado: "o Oscar carece de qualquer significado no momento em que há minorias que estão sofrendo". O motivo era o tratamento dado aos índios americanos por Hollywood e pela TV, e o episódio Wounded Knee, pequena cidade do estado de Dakota do Sul onde 200 índios estavam sitiados pelas forças de segurança, após uma série de ações de caráter reivindicatório por melhor condições de vida nas reservas. Em seguida, ela anunciou que nos próximos dias Brando estaria pessoalmente em Wounded Knee para prestar sua solidariedade aos índios. O escândalo político dava um novo tom à clássica cerimônia de entrega dos Oscars, agora formada num palco privilegiado para a contestação.
Veja mais no São Tantas Histórias...

Hoje na História: 20 de março de 1952 - EUA ratificam acordo de paz com o Japão


O Senado norte americano ratificou o Tratado de Paz com o Japão (mais conhecido como Tratado de São Francisco) e outros três pactos de segurança destinados a manter a paz na região do Pacífico, após o término da Segunda Guerra.

Por 66 votos contra 10, o Senado norte-americano ratificou o Tratado de Paz, depois de repelir cinco tentativas destinadas a incluir condições e com isso adiar indefinidamente a ratificação de uma paz duradoura com a Terra do Sol Nascente. Em seguida, foram aprovados os Pactos de Segurança com as Filipinas, Nova Zelândia e Austrália. O único democrata que votou contra a ratificação do Tratado de Paz com o Japão foi o senador Pat McCarran, do estado de Nevada, que se uniu aos nove republicanos que se opuseram ao acordo.
Veja mais no São Tantas Histórias...