Palestra da Promotora Drª. Fabrícia Barbosa Lima - Durante a entrega de notas bimestrais
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quarta-feira, abril 30, 2014
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Aula de Educação Fisíca: Alongamento muscular - com o Professor Genuir
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terça-feira, abril 29, 2014
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Biblioteca da Escola Vilmar e Sala de TecnologiasEducacionais
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terça-feira, abril 29, 2014
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Sexta da Cultura: Grupo Acaba - Passaro Branco
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sexta-feira, abril 25, 2014
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Decifra-me...
Expedição lavrada em cartório
Redigida em 1656, esta é uma escritura de contrato de financiamento e exploração do sertão de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense
Redigida pelo tabelião Diogo Martins em 17 de junho de 1656, esta é uma escritura de contrato de financiamento e exploração do sertão de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Foi escrita com pena de ave e letra humanística cursiva característica do século XVII, de traçado irregular e leve, com inclinação à direita e de difícil leitura. Apresenta palavras unidas (estepublico, uiremque, ogentio, quetem). Há uso duplo da letra p, mas não constante. O traçado da letra E maiúscula e o l minúsculo sãoClique para ampliar |
Veja mais no São Tantas Histórias...
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quinta-feira, abril 24, 2014
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Sexta da cultura: Marisa Monte - Bem Que Se Quis
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sexta-feira, abril 11, 2014
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Roda de Leitura no PJF: Dom Casmurro - Machado de Assis com a Professora Dayane Russo
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quinta-feira, abril 10, 2014
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Aula na prática: Fermentação - Professora Maria Fernanda
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quinta-feira, abril 10, 2014
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Concurso de redação: Saneamento é saúde
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quinta-feira, abril 10, 2014
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Atenção Caros Professores e alunos
A
entrega das questões para a realização do simulado será do dia 22 a 30 de abril
de 2014.
O
simulado será realizado no dia 22 de maio de 2014.
As questões deverão ser enviadas para o email do
coordenador do seu turno.
Obs: Professor de dois turnos ou
mais deverá enviar para as respectivas coordenadoras.
- Turno Matutino: Alice Gama – gamalu31@hotmail.com
- Turno vespertino: Cecília Pradella – ceciliapradella57@hotmail.com
- Turno Noturno: Sônia Brumatti – soniabrumatti@bol.com.br
Simulado
a partir do 4º Ano do Ensino Fundamental.
Lembrando
que são questões de múltiplas escolhas:
- Digitado no Microsoft Word, salvo em arquivo documento Word 1997-2003.doc
- Fonte: 12
- Fonte do Tema: Times News Roman
- 05 questões de cada disciplina, com 05 alternativas cada.
Segue o
exemplo abaixo:
História
01 - No passado
pré-colonial de Mato Grosso do Sul, a região geográfica abrangida por este
Estado abrigava diversas sociedades indígenas. Algumas dessas sociedades
desapareceram antes do descobrimento do Brasil, no entanto, a maior parte dos
povos indígenas habitantes do atual território sul-mato-grossense foram extintas
nos primeiros séculos da colonização ibérica. Mesmo assim, Mato Grosso do Sul,
ainda hoje, possui a segunda maior população indígena do Brasil. As etnias
indígenas sul-mato-grossenses que sobreviveram, até os dias atuais, ao conflito
Inter - civilizatório são:
A
- ( ) Guarani, Moikanos, Bororo, Kadiweu
e Terena.
B
- ( ) Guarani/Kaiowa, Terena, Navajo,
Ofaie e Kadiweu.
C
- ( ) Guarani/Kaiowa, Terena, Panambi,
Kadiweu e Xavante.
D
- ( ) Guarani, Tupi, Kadiweu, Tamoio e
Terena.
E
- ( ) Guarani , Tupi e Terena, Panambi e
Navajo
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segunda-feira, abril 07, 2014
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Reunião Pedagógica do Grupo Gestor
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segunda-feira, abril 07, 2014
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Sexta da Cultura: Titâs - Homem Primata
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sexta-feira, abril 04, 2014
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Como, onde, cadê?
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quinta-feira, abril 03, 2014
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La clase de lengua española con el Maestro Kleberson
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quinta-feira, abril 03, 2014
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Ordem ou silêncio da Maioria
O risco de um golpe como o de 1964 é remoto, mas ainda devemos ultrapassar algumas barreiras desse período para atingir uma sociedade mais igualitária .
Quarenta e nove anos depois, o Golpe de Estado de 1964 ainda nos interpela fortemente. A interrupção de uma das mais ricas experiências democráticas brasileiras se faz presente não apenas como elemento fundamental para compreender a formação do Brasil contemporâneo, mas também revela sua atualidade pela clara permanência, mesmo que em chave diversa, de parte das questões e divergências que a motivaram.
Não que o país permaneça o mesmo, ou que outro 1964 desponte no horizonte. O Brasil de hoje é fundamentalmente diverso do da República de 1946, após fim do Estado Novo de Vargas. Alguns limites que restringiam a participação política de grande parte da população, com a exclusão de analfabetos e comunistas, não encontram mais lugar. A atual ordem constitucional, inaugurada em 1988, é sem dúvida mais ampla e inclusiva que a anterior, sem as fortes limitações aos direitos dos trabalhadores, tão bem expostas então pela Lei de Segurança Nacional aprovada em 1953. Um presidente da República foi constitucionalmente impedido e assistimos à eleição de um operário, a representar um partido de esquerda, sem maiores riscos de qualquer cisão institucional. O clima de iminente ruptura e constante crise, tão característico da conjuntura dos anos 1950 e 1960, não se faz presente do mesmo modo.
Ao lado das evidentes diferenças, alguns pontos, entre importantes permanências e feridas ainda não curadas pelo tempo, merecem destaque. Modificadas pela inevitável ação do tempo, causas do fracasso da democracia de 1946 perduram, em cenário sob muitos aspectos preocupante. Se não há qualquer motivo aparente para temer o mesmo desfecho, ausentes as evidências de qualquer esforço golpista politicamente relevante, tais crenças e práticas políticas contribuem, por outro lado, para grande parte das mazelas e dificuldades que a sociedade brasileira ainda enfrenta em seu difícil caminho rumo a uma ordem mais igualitária.
Veja mais no São Tantas Histórias.
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quinta-feira, abril 03, 2014
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Festival de Xadrez na Escola Vilmar
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quarta-feira, abril 02, 2014
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