Páginas

Biografia Ecológica de Odália Amaro Dorneles...


Meu nome é Odália Amaro Dorneles, nasci em Glória de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, em 17 de abril, sou educadora, atualmente como diretora da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos. Moro em Dourados,é considerada a 2ª maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Dourados possui aproximadamente 200 mil habitantes, sua principal fonte de economia está baseada no comércio, agropecuária e pequenas indústrias.
Bem diferente do lugar onde nasci, que era em um sítio rodeado por pastagens e plantações de café, algodão, milho e feijão. As eram pessoas muito simples, maioria agricultores e peões. Havia muitas áreas verdes e um rio que cortava o sítio de meu pai.
Modificações!!!! Quantass!!! Da carroça para carro, do arado para trator, do facão para a colheitadeira, hoje tudo com tecnologias de ponta. Nossa! Do século XX para o século XXI, quanta mudança, quanta transformação – do simples lápis para o potente computador, notebook, tablets, smartphones, celular wi-fi e outros.
Sou feliz por ter nascido no século passado e ter vivido todas estas transformações. Porém, deveríamos ter nos preocupados mais com os danos ao meio ambiente, para chegar a essas grandes evoluções.
A foto logo abaixo foi tirada no pátio da Escola Vilmar, fica em frente a sala da direção. Estou abraçada com um pé de cedro e mais adiante tem um pé de pau-brasil. Árvores nobres.
Aqui trabalhamos pela sustentabilidade, desenvolvemos o Projeto: Malefícios do descarte indevido do óleo de cozinha usado e o Projeto de coleta de água da chuva para limpeza de calçadas e banheiros sanitários.
Vamos transformar e evoluir com cuidado, zelando pela natureza e respeitando nosso meio ambiente.   

Hoje na História -14/março/1985 - Tancredo é operado 12h antes da posse


À véspera de realizar o tão esperado sonho de milhões de brasileiros, o de ter na Presidência da República um chefe de estado civil após vinte anos de regime militar, Tancredo de Almeida Neves foi internado à noite, às pressas, no Hospital da Base em Brasília. Com uma crise aguda de diverticulite, foi operado de emergência. O povo brasileiro, no último dia de regime militar, viveu nesse episódio a sua primeira prova de capacidade para enfrentar crises...

Cumprindo a Constituição, assumiu interinamente a Presidência, no dia seguinte, o Vice José Sarney.

Após 38 dias de agonia, via crucis acompanhada, ora com esperanças ora com temor, por todo o país, Tancredo Neves, aos 75 anos, não resistiu. Seu coração, último de seus órgãos vitais a entrar em colapso, sucumbiu a uma septicemia. Morto num domingo à noite, no dia de Tiradentes, o articulador do mais alegre e mais pacífico movimento popular por mudanças políticas já ocorrido na história do Brasil, tornou-se mártir da luta popular pelas eleições diretas, sem, contudo, viver para presenciá-las.

Sarney manteve-se na Presidência da República pelos cinco anos seguintes. E só então, foram realizadas as eleições diretas para Presidente do Brasil, tendo sido eleito Fernando Collor de Mello.
Veja mais no São Tantas Histórias...

Cotidiano nas aulas de Dança






Hoje na História:6 de março de 1986 - O centenário de Sherlock Holmes


"Elementar, meu caro Watson" Sherlock Holmes

Há 27 anos o JB fazia uma homenagem aos cem anos do personagem mais famoso da literatura policial, o detetive Sherlock Holmes. Este detetive, logo visualizado com seu boné de abas e seu cachimbo, foi criado em março de 1886, quando Arthur Conan Doyle, um escocês de 27 anos, médico sem clientes, começou a escrever Um Estudo em Vermelho. Era o primeiro de uma série de romances e 56 contos que acabaram por obter um enorme sucesso, mas que teve muita dificuldade para ser editado.

Um Estudo em Vermelho ficou pronto no mês seguinte e já continha todas as características do estilo Conan Doyle, grande vulgarizador do romance policial, a que deu um tom científico sedutor (a criação do detetive que resolve a situação criminal pertence a Edgar Allan Poe, com o seu personagem Augusto Dupim, em 1841). Cronologicamente, o caso de Um Estudo em Vermelho começa com a descoberta de um corpo no vagão de um trem. Logo depois, a viúva confia a solução do mistério a Sherlock Holmes, em Baker Street, ficando claro que nada cobrará, pois o seu interesse é entregar o criminoso à justiça.

Veja mais no São Tantas Histórias...