Páginas

Professora da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos faz curso em Genebra na Suíça,no maior laboratório de Física do mundo.

A Professora ROSEMEIRE APARECIDA NUNES OLIVEIRA foi selecionada, pela Sociedade Brasileira de Física com fomento da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, para participar de escola de Formação de Professores do Centro Europeu de Pesquisa Nucleares para realizar curso de aperfeiçoamento sobre conteúdos de Física Moderna: Física de Partículas e cosmologia nas dependências de CERN, Genebra na Suíça. Veja suas participações em alguns trabalhos:
  • por participar como supervisora do PIBID;
  • por participar das Olimpiadas de Física;
  • por vários projeto que trabalhei e trabalho como - PJF;
  • artigo  na pós-graduação: em Ensino de Ciências - UEMS - " A Sala de Aula de Física: Ludicidade e Dialogo"



CONHEÇA UM POUCO DA ESCOLA DO CERN:
 
O QUE É A ESCOLA DO CERN
Escola de Física CERN 2012

Responsável pela Escola de Física CERN 2012
Sociedade Brasileira de Física
Assunto: Participação de professores brasileiros na Escola de Física no CERN, em Genebra
O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).
Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.
No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2012.
Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros do CBPF e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, foi aberta, como uma ampliação da
cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa deste ano, que acontecerá no período de 26 a 31 de agosto de 2012, ao lado de cerca de 50 professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos.
Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar para o CERN, vinte professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes particular, municipal, estadual e federal de ensino. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, com o apoio do CBPF e com recursos oriundos da CAPES. 
http://amortedofoton.wordpress.com/2012/05/14/escola-de-fisica-em-lingua-portuguesa-no-cern-para-professores-do-ensino-medio/http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=387%3Aescola-de-fisica-cern-2012&catid=50&Itemid=276
Saída do Brasil está prevista para o dia 22 de agosto (4a. feira), chegada em Lisboa no dia 23 (quinta) e embarque para Genebra no dia 25 (sábado).
 O curso no CERN  começa no dia 26 (domingo) e termina no dia 31/8. A partida de retorno ao Brasil está prevista para o dia 1o. (sábado).
Em Lisboa, em princípio, está prevista uma visita às instalações do Laboratório do LIP e reunião com professores portugueses que também estarão no CERN.

Nenhum comentário: