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Hoje na História 31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco



Pelo menos 6 milhões de pessoas morrem todo ano, em decorrência do consumo contínuo do cigarro. Os dados são da Organização Mundial de Saúde, que instituiu, em 1987, o Dia Mundial sem Tabaco para conscientizar sobre os perigos do uso do tabaco e as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, desenvolvendo uma série de ações para controlar a epidemia mundial do tabagismo, promovendo o direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras.

Este ano, o tema da campanha é “A Interferência da Indústria do Tabaco”.

O Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional, enfocando os danos causados ao longo da cadeia de produção do tabaco ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso agrotóxicos que agridem ecossistemas e fumicultores, desmatamento, trabalho adolescente e infantil, danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, por consequência, o aumento do risco para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como Acidente Vascular Encefálico, infarto e diversos tipos de câncer. Daí, a escolha do tema nacional: Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

Saiba mais no Blog São Tantas Histórias...

Inscrições abertas para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores


Já estão disponíveis as orientações para a escolha do livro didático


A Secretaria de Estado de Educação (SED) informa que as orientações referentes à escolha do livro didático PNLD 2013 – Anos Iniciais I estão disponíveis no linkhttp://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico . É importante que os diretores e coordenadores das unidades escolares acessem o site para conhecimento das etapas e procedimentos necessários para a escolha.
Para esclarecimentos entre em contato com a COTEC/SUPED/SED nos telefones (67) 3318-2301 e 2298
Escolha do livro didático
Chegou a hora de as escolas públicas urbanas escolherem os livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O Plano tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos estudantes da educação básica.
Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Os livros escolhidos agora serão utilizados em 2013, 2014 e 2015 e devem ser conservados pelos estudantes e escolas, que têm obrigatoriedade de repassa-los aos estudantes subsequentes, à exceção dos livros consumíveis.
Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados somente na internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE). A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.
Os estudantes do ensino fundamental recebem as seguintes obras didáticas: 1º e 2 anos: alfabetização, linguística, alfabetização matemática e obras complementares (ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos); 3º ao 5º ano: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, história regional e geografia regional; 6º ao 9º ano: ciências, matemática, língua portuguesa, história, geografia e língua estrangeira (inglês e espanhol).
No ensino médio, os estudantes recebem livros didáticos de língua portuguesa, matemática, geografia, história, física, química, biologia, sociologia, filosofia e de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Saiba mais acessando www.fnde.gov.br

Atividade Recreativa do 1ºAno A com a Professora Silvana











Lei Estadual proíbe uso de celulares dentro de ESCOLAS, bancos, instituições assemelhadas, cinemas, postos de gasolina, teatro e outros

LEI Nº 2.807, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2004.

Proíbe o uso de telefone celulares, walkmans, diskmans, Ipods, MP3, MP4, game boy, aparelhos portáteis de TV, agendas eletrônicas e quaisquer outros aparelhos portáteis capazes de produzir sons e ruídos nas agências bancárias e instituições assemelhadas, nos postos de gasolina, cinemas, teatros, sala de aula, bibliotecas, salas de concertos, audiências, conferências, e dá outras providências. (redação dada pela Lei nº 4.112, de 17 de novembro de 2011)
Publicada no Diário Oficial nº 6.190, de 20 de fevereiro de 2004.
OBS: Lei promulgada pela Assembleia Legislativa.
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL:
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul decreta e eu promulgo, na forma do § 7º do art. 70 da Constituição Estadual a seguinte Lei:
Art. 1º Fica proibido, em todo o território do Estado de Mato Grosso do Sul, o uso de aparelhos de telefonia celular nos seguintes ambientes:
I - postos de gasolina;
II - cinemas, teatros e concertos;
III - salas de aula, audiências e conferências;
IV - bibliotecas.
Parágrafo único. No interior de cinemas, teatros, salas de aula, bibliotecas, salas de concertos, audiências e conferências, os aparelhos celulares devem permanecer desligados.
Art. 1º Fica proibido, em todo o território do Estado de Mato Grosso do Sul, o uso de telefones celulares, walkmans, diskmans, Ipods, MP3, MP4, game boy, aparelhos portáteis de TV, agendas eletrônicas e quaisquer outros aparelhos portáteis capazes de produzir sons e ruídos, nos seguintes ambientes: (redação dada pela Lei nº 3.781, de 11 de novembro de 2009)
I - postos de gasolina;x(redação dada pela Lei nº 3.781, de 11 de novembro de 2009)
II - cinemas, teatros e concertos;x(redação dada pela Lei nº 3.781, de 11 de novembro de 2009)
III - salas de aula, audiências e conferências;x(redação dada pela Lei nº 3.781, de 11 de novembro de 2009)
IV - bibliotecas; (redação dada pela Lei nº 3.781, de 11 de novembro de 2009)
V - agências bancárias e instituições assemelhadas. (acrescentado pela Lei nº 4.112, de 17 de novembro de 2011)
Parágrafo único. Caso o ambiente esteja em estabelecimento de ensino, ou evento com fins pedagógicos, a utilização dos aparelhos referidos poderá ser permitida pelos responsáveis pelo estabelecimento ou evento. (redação dada pela Lei nº 3.781, de 11 de novembro de 2009)
Art. 2º É obrigatório a fixação de avisos proibitivos nos locais abrangidos pela presente Lei, com indicação do número e data da mesma, em letras legíveis e de fácil visualização, contendo os seguintes dizeres:
É proibido o uso de aparelhos de telefonia celular neste local.
Art. 3º A inobservância do preceituado no artigo anterior sujeitará os infratores aos seguintes:
a) serão convidados a se retirar dos locais especificados no artigo anterior;
b) caso se neguem a observar tal recomendação será pedida a intervenção policial.
Art. 4º O descumprimento ao disposto na presente Lei acarretará multa correspondente ao valor de 20 (vinte) UFERMS ao usuário do aparelho, dobrados no caso de reincidência.
Art. 5º O Executivo deverá regulamentar a presente Lei no prazo de 90 (noventa) dias.
Art. 6º As despesas com a execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias de cada município, suplementadas se necessário.
Art. 7º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Campo Grande, 18 de fevereiro de 2004.

Deputado LONDRES MACHADO
Presidente
Fonte: Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul

De acordo com a Promotoria de Meio Ambiente, foi constatado vazamentos e insuficiência no tratamento do esgoto.

Dourados_ O ministério Público ingressou na justiça com a denuncia de que o carrego paragem e o rego d'agua de Dourados estão sendo poluídos  por esgoto. De acordo com a Promotoria de Meio Ambiente,o Tratamento dado ao esgoto final que é lançado nos córregos,não estaria sendo ineficiente...

Premiados de 2011 na E.E V.V.M












Sexta-Feira da Cultura:Almir Sater '' Tocando em frente ''

Ontem na História:23 de maio de 1932: MMDC - Mártires da Resistência

A sigla MMDC ficou marcada na história do país em homenagem aos quatro estudantes mortos durante confronto com a polícia getulista na noite de 23 de maio de 1932, quando um grupo de populares participava de uma manifestação em oposição ao governo, na Praça da República: Mário Martins de Almeida, 31 anos, solteiro, fazendeiro, nascido em São Manoel (SP); Euclydes Bueno Miragaia, 21 anos, solteiro, auxiliar de Cartório, nascido em S. José dos Campos(SP); Dráusio Marcondes de Souza, 14 anos, ajudante de farmácia, nascido em São Paulo; Antonio Américo de Camargo Andrade, 30 anos, casado, 3 filhos, comerciário, nascido em São Paulo.
Por trás da reivindicação de uma nova constituição, havia a questão da política do café-com-leite, com a qual São Paulo sentia-se desprestigiada desde a Revolução de 30, com o golpe que impediu a posse de Julio Prestes.
O incidente deu origem ao Movimento MMDC, organização civil clandestina que concentrou o alistamento voluntário para quem depois oferecia treinamento militar, e foi o estopim para a revolução constitucionalista. A força de resistência constituída posicionou-se em frentes de combate nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no vale do Paraíba. E no dia 9 de julho de 1932 deu-se início o conflito armado contra a ditadura. Intelectuais, industriais e estudantes, políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático, excluído do governo por Vargas, pegaram em armas para lutar por São Paulo. Aguardaram em vão o apoio de outros estados. No dia 3 de outubro, as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais.
Os rapazes tornaram-se mártires da revolta e anos mais tarde, o 23 de maio passou a constar no calendário oficial do estado paulista como Dia da Juventude Constitucionalista, em alusão à participação dos jovens na revolução.Em 1930, Getúlio Vargas deu um golpe de Estado e assumiu a Presidência, em caráter provisório, mas com amplos poderes. O Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e até as Câmaras Municipais foram fechadas. Os governadores dos Estados foram substituídos por interventores nomeados por Vargas. Nessa época São Paulo, que havia rompido com Minas a política do café-com-leite e que havia sido a principal base política do regime da Primeira República, era encarado como um foco oposicionista.
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Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa terminam na próxima sexta-feira


As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vão até sexta-feira, 25 de maio, não deixe para a última hora e faça já sua adesão. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os estudantes desenvolverem práticas de leitura e escrita. 
Podem participar professores e estudantes da rede pública de ensino do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º ano EF; Memórias Literárias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º do EM; Artigo de Opinião no 2º e 3º anos EM. Todos os inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da comunidade virtual Escrevendo o Futuro.

Histórico

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro fundamentou-se na experiência do Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec. Criado em 2002, o Programa constituía uma estratégia de mobilização dos professores por meio de um concurso de produção de textos, que teve três edições voltadas para professores de 4ª e 5ª série do ensino fundamental.
Em 2007, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, o que possibilitou ampliar a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos por essa iniciativa que passou a ser denominada Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, tendo sido incluída como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Em 2010, ano da 2ª edição da Olimpíada, inscreveram-se mais de 140 mil professores com uma estimativa de cerca de 7 milhões de alunos de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país (5.498). Via SED...