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Blog de Prevenção ao Bullying e Cyberbullying

Resenha do livro Bullying e Cyberbullying: agressão dentro e fora das escolas.


Gostaria de sugerir a leitura do livro Bullying e Cyberbullying: agressões dentro e fora das escolas. Teoria e prática que educadores e pais devem conhecer do autor Edésio Santana, publicado em 2013 pela editora Paulus. Este é um livro de bolso de agradável leitura e que aborda numa linguagem clara e de fácil compreensão a temática do bullying escolar. Considerei interessante a forma como o autor distingue os sinais emocionais apresentados pelas vítimas, pelos agressores e pela  plateia. Uma crítica pertinente que o autor faz se refere ao aumento da divulgação do fenômeno do bullying escolar na mídia, alertando o problema. Contudo, o problema é que muita gente começou a identificar agressões pontuais como sendo bullying, enquanto na verdade não é. Um dos aspectos mais ricos desta obra está na distinção feita sobre o que pode ser considerado bullying, diferindo este padrão de comportamento agressivo repetitivo das agressões pontuais. 
Existem dois aspectos da obra que devem ser analisados com cautela. O primeiro refere-se à metodologia de prevenção que requer a aplicação do questionário entre alunos do Ensino Fundamental e Médio com questões elaboradas pelo autor para que o professor aplique na escola e tente descobrir por meio da identificação de instrumentos se há casos de bullying em sula sala de aula ou no estabelecimento escolar. Contudo, existe uma questão ética delicada a partir do momento em que o educador diz que as respostas dos alunos serão anônimas e depois os identifica por meio de um código, como sugere o autor, ele passa a mentir e ser incoerente. Por meio da identificação dos questionários o autor sugere que seja feita uma intervenção entre integrantes que podem estar participando deste tipo de violência escolar. Acredito que ao identificar o questionário você comete uma falta ética e inibe que os alunos respondam as questões de forma verdadeira, gerando um problema metodológico na pesquisa escolar. Acho que a abordagem mais interessante é ensinar os educadores a ler os sinais apresentados pelas vítimas, agressores e plateia e que estabeleçam uma relação de respeito e confiança para que os jovens possam ter a liberdade de pedir ajuda para resolver o problema. 

Ana Maria Albuquerque

Um comentário:

Anônimo disse...

Referindo-me à análise da sra. Ana Maria Alburquerque, esclareço que não há inverdade por parte do autor, nem incoerência, pois a proposta(optativa) para aplicar um questionário com respostas anônimas, para o público e não para quem vai utilizar a pesquisa, deve ser comunicada aos alunos, por quem vai aplicar.Esses esclarecimentos estão no segundo e no terceiro parágrafos da página 44 (quarenta e quatro)da obra.
Agradeço à sra. Ana Maria por ter
lido, analisado e indicado o livro.
EDÉSIO T. SANTANA ( autor )