Resenha do livro Bullying e Cyberbullying: agressão dentro e fora das escolas.
Gostaria de sugerir a leitura do livro Bullying e Cyberbullying: agressões dentro e fora das escolas. Teoria e prática que educadores e pais devem conhecer
do autor Edésio Santana, publicado em 2013 pela editora Paulus. Este é
um livro de bolso de agradável leitura e que aborda numa linguagem clara
e de fácil compreensão a temática do bullying escolar.
Considerei interessante a forma como o autor distingue os sinais
emocionais apresentados pelas vítimas, pelos agressores e pela plateia.
Uma crítica pertinente que o autor faz se refere ao aumento da
divulgação do fenômeno do bullying
escolar na mídia, alertando o problema. Contudo, o problema é que muita
gente começou a identificar agressões pontuais como sendo bullying, enquanto na verdade não é. Um dos aspectos mais ricos desta obra está na distinção feita sobre o que pode ser considerado bullying, diferindo este padrão de comportamento agressivo repetitivo das agressões pontuais.
Existem dois aspectos da obra que devem ser analisados com cautela. O
primeiro refere-se à metodologia de prevenção que requer a aplicação do
questionário entre alunos do Ensino Fundamental e Médio com questões
elaboradas pelo autor para que o professor aplique na escola e tente
descobrir por meio da identificação de instrumentos se há casos de bullying
em sula sala de aula ou no estabelecimento escolar. Contudo, existe uma
questão ética delicada a partir do momento em que o educador diz que as
respostas dos alunos serão anônimas e depois os identifica por meio de
um código, como sugere o autor, ele passa a mentir e ser incoerente. Por
meio da identificação dos questionários o autor sugere que seja feita
uma intervenção entre integrantes que podem estar participando deste
tipo de violência escolar. Acredito que ao identificar o questionário
você comete uma falta ética e inibe que os alunos respondam as questões
de forma verdadeira, gerando um problema metodológico na pesquisa
escolar. Acho que a abordagem mais interessante é ensinar os educadores a
ler os sinais apresentados pelas vítimas, agressores e plateia e que
estabeleçam uma relação de respeito e confiança para que os jovens
possam ter a liberdade de pedir ajuda para resolver o problema.
Ana Maria Albuquerque
Um comentário:
Referindo-me à análise da sra. Ana Maria Alburquerque, esclareço que não há inverdade por parte do autor, nem incoerência, pois a proposta(optativa) para aplicar um questionário com respostas anônimas, para o público e não para quem vai utilizar a pesquisa, deve ser comunicada aos alunos, por quem vai aplicar.Esses esclarecimentos estão no segundo e no terceiro parágrafos da página 44 (quarenta e quatro)da obra.
Agradeço à sra. Ana Maria por ter
lido, analisado e indicado o livro.
EDÉSIO T. SANTANA ( autor )
Postar um comentário