Páginas

Desfile afrodescendente e Roda de Conversa com Alunos do Projeto AJA Matutino sob orientação da prof. Nacilene



África e Brasil: Afrodescendente:

                No Brasil vieram em torno de 4 milhões de negros ao trabalho escravo no período colonial, que perdurou o eurocentrismo, não respeitando a diversidade étnica, religiosa, língua da população negra.
                Na América Latina o Brasil é o país que possuem a maior população negra, que predominou por várias décadas a falsa ideia de uma democracia racial, que foi divulgada nos livros didáticos, pela elite dominante do país brasileiro.
                De acordo com dados e estatísticos, a população afrodescendente é a que mais sofre em nosso país, pela falta de oportunidades, dificuldades de acesso à educação, desemprego, fome e pobreza. Isso devido o racismo velado, existente em nossa sociedade brasileira e falta de políticas públicas, que foram se arrastando desde a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888.
                Com o movimento negro de luta, vem se se instituindo políticas afirmativas a população afrodescendente, combatendo o racismo, mais ainda é preciso debate e dialogar sempre, pois a omissão reforça o racismo existente em nossa nação brasileira.
                Em nosso país 54% da população é negra é apenas 6% declara a sua cor preta, sendo necessário orientar a sociedade e os estudantes sobre a cultura e a história afrodescendente que fizeram parte da formação do povo brasileiro, identificando sua cultura, conhecimento, religiosidade, culinária, danças e músicas.
                O dia 20 de novembro é o dia da reflexão das atitudes, contra o racismo e pensar meios e formas de combater o processo de preconceito e exclusão social que acelera o processo de desigualdade social, valorizar a cultura e o conhecimento afrodescendente e lembrar sobre a história do herói nacional Zumbi de Palmares, que lutou bravamente dando sua vida, contra o processo da escravidão.
Autora:
( Santos, Nacilene Soares ) Professora Historiadora/ 20-11-2017.
_Debate, diálogo, questionário e apresentação de vídeos/ AJA Temática/(Racismo, Cultura, Afrodescendente).











Nenhum comentário: