Páginas

Blindagem Eletrostática: Atividade Experimental de Física


         Os estudantes do 3º ano B e 3º ano C, do período noturno, desenvolveram a atividade experimental, Blindagem Eletrostática, no Laboratório de Base Científica da escola, sob orientação do Professor de Física Peres em colaboração com a  PROGELAB Marilaine Souza e dos estagiários, Debora, Pablo e Rodrigo.
         Por meio da atividade experimental foram sistematizados os conceitos físicos: processos de eletrização, material condutor, campo elétrico, equilíbrio eletrostático e blindagem eletrostática. 
        Quando um corpo condutor de eletricidade é eletrizado por meio de alguns dos processos de eletrização (atrito, contato ou indução), as cargas elétricas são distribuídas uniformemente em sua superfície. Isso acontece porque as cargas elétricas tendem a afastar-se, de acordo com o princípio da repulsão entre cargas de mesmo sinal, até atingirem uma condição de repouso, o equilíbrio eletrostático. Uma das propriedades de um condutor em equilíbrio eletrostático é que o campo elétrico em seu interior é nulo justamente pela sua distribuição de carga. Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.












Postado por Suzana Ferrari ( PROGETEC)

Nenhum comentário: