Páginas

Hoje na História - 19 de outubro de 1960: EUA impõe embargo comercial parcial à Cuba

A crise política entre os Estados Unidos e Cuba agravou-se substancialmente em 1960, quando o presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower determinou um bloqueio comercial parcial à Cuba.Através do embargo, o governo dos EUA proibiu todas as exportações de mercadorias para Cuba, mesmo através de outros países, com a única exceção de alguns poucos produtos medicinais e alimentícios. O Departamento de Comércio chegou a modificar os regulamentos de exportação para evitar que produtos americanos fossem enviados à Cuba por particulares, instituindo multas de até 10 mil dólares e penas que iam até 10 anos de prisão para quem os infrigissem.
Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que as medidas “não representavam uma represália econômica contra Castro” e sim “uma ação para os comerciantes norte-americanos prejudicados pelas discriminações de Castro contra as exportações americanas”.
Em reação contra as medidas implementadas pelos EUA, o embaixador de Cuba na Organização dos Estados Americanos, Carlos Lechuga, afirmou que o governo norte-americano violou pela segunda vez a Carta da Organização, que proibia aos Estados membros imporem isoladamente sanções econômicas contra qualquer país americano. Já Fidel Castro, em comunicado à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, informou que “esperava para os próximos dias” uma invasão dos EUA à seu país, acentuando que possuía informações fidedignas nesse sentido e citando como indício da invasão a recomendação do Departamento de Estado para que os cidadãos norte-americanos abandonassem a ilha.

Inimizade antiga
O conflito diplomático entre EUA e Cuba remonta ao início do século XX e teve seu ápice durante a Guerra Fria. Após Cuba tornar-se independente da colonização espanhola, em 1898, com a ajuda dos EUA, a ilha permaneceu sob a influência norte-americana, por meio da emenda Platt, que permitia aos EUA intervir em qualquer assunto interno do país. Em 1959, Fidel Castro toma o poder em Cuba, sufoca uma tentativa de golpe financiada pelos EUA em 1961 e aproxima-se da comunista URSS, o que sela a inimizade entre Cuba e os EUA. Ainda hoje Cuba sofre um bloqueio econômico imposto pelos EUA, num dos mais duradouros embargos da história contemporânea.

Veja mais no São tanta Histórias...

Nenhum comentário: