Páginas

Hoje na Histórias:04 de outubro 1957 - É lançado o Sputnik I


A União Soviética surpreendeu o mundo lançando o primeiro satélite artificial, oSputnik I: uma pequena esfera de metal, de aproximadamente 80 kg e 50 cm de diâmetro, com 4 antenas transmissoras de rádio.
Segundo nota da Agência oficial soviética TASS, o programa espacial, voltado para testes e pesquisas, tinha finalidade estritamente científica.
A ousada missão foi recebida com suspeitas no Ocidente. Os americanos questionaram o verdadeiro motivo das investidas soviéticas ao espaço. Temiam tratar-se não apenas de um exercício de espionagem, como do início de um sagaz plano de predomínio militar.
O Sputnik I orbitava a Terra a uma altura de 200km sobre o nível do mar, e fazia uma volta completa a cada 90 minutos. Ele permaneceu em órbita durante 92 dias até retornar à Terra, em 4 de janeiro do ano seguinte.Esse projeto destacou a supremacia soviética, comprovando seu conhecimento no campo da tecnologia aeroespacial e sua capacidade de ação em futuros confrontos militares. E fez com que os americanos acelerassem seus esforços para também lançarem-se ao espaço.Assim, a Guerra Fria atingiu dimensões estelares.
Saiba mais no São Tantas Histórias...

Nenhum comentário: